Planejamento Escolar 2012

Um plano de metas para atingir em 2012

Defina logo no começo do ano as ações que vão garantir a alfabetização, reduzir a repetência e acabar com a evasão. E descubra como a equipe gestora de três escolas alcançaram esses objetivos.

Entra ano, sai ano, todo diretor compartilha com a equipe gestora as mesmas preocupações: o que fazer para que as crianças se alfabetizem de verdade e a escola não tenha mais nenhum aluno em séries avançadas que não saiba ler e escrever? E como acabar de vez com a repetência?

Nesta época, em que a equipe gestora começa a pensar no planejamento de 2012, que tal preparar de vez a estrutura necessária para assumir esses desafios e garantir os materiais para que essas metas sejam alcançadas? Assumir esses compromissos e fazer com que eles se concretizem em um ano não é tarefa impossível. Quer ver? Em 2009, Amarildo Reino de Lima, então diretor do CEF 427, em Samambaia, a 45 quilômetros de Brasília, recebeu o título de Gestor Nota 10 no Prêmio Victor Civita por ter realizado um projeto para acabar com a distorção idade/série e, por tabela, com a repetência. “O importante é estabelecer etapas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo, que permitam um acompanhamento periódico e possibilitem ajustes ao longo do ano.”

Problemas recorrentes exigem ações firmes e contínuas

A evasão, a repetência e a não-alfabetização no tempo correto são tão comuns no Brasil que têm estado presentes nos últimos Planos Nacionais de Educação (PNE)…

Quer saber mais…acesse o link da Revista GESTÃO ESCOLAR.

O papel mediador do coordenador pedagógico

Mediação é a palavra-chave quando se pensa em planejamento pedagógico e o coordenador pedagógico é o principal ator nessa tarefa, pois deve avaliar e reavaliar continuamente os processos da escola, aferindo a aplicabilidade do planejamento no cotidiano escolar, além de designar tarefas e combinados a cada um dos componentes da equipe, monitorando prazos e cobrando o cumprimento das etapas estabelecidas.

Além disso, o Coordenador deve zelar pela formação permanente de sua equipe, acompanhando a rotina da instituição, favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais, tendo em vista também suas limitações para que se trabalhe a questão da superação. Além de exercer o papel de mediador dentro da equipe docente, o Coordenador mediará as relações com a diretoria, por meio das reuniões pedagógicas, que abrem espaço para a discussão da qualidade de ensino na instituição e mediará também a relação com os pais, por meio dos encontros de pais, que buscam integração entre escola e família.

Outra função do coordenador é viabilizar o projeto pedagógico por meio da gestão curricular. “O currículo norteará muitas das ações mediadoras do coordenador pedagógico, que deverá fazer valer os quatro pilares da educação: aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a conviver”, explica Célia. Tudo isso articulando as diretrizes curriculares dentro de uma proposta que trabalhe de maneira interdisciplinar.

Quer saber mais…acesse o link: http://www.sieeesp.org.br/userfiles/file/jornal/165_ep.pdf

Semana pedagógica: o que não pode faltar

Dia a dia, tudo o que você precisa para fazer o planejamento do ano

Organização

Se é verdade que um bom planejamento evita problemas posteriores, certamente a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) – o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar.

Antes de produzir esta reportagem, perguntamos a diretores e coordenadores pedagógicos, em nosso site, quais as principais dúvidas em relação à semana de planejamento. Recebemos 45 mensagens, questionando desde como organizar os encontros (e quem deve participar deles) até incertezas sobre os temas a debater. Para ajudar esses e outros leitores, sugerimos um cronograma para cinco dias de planejamento, com indicações sobre o que fazer em cada um deles e ideias práticas para conduzir os trabalhos.

Quer saber mais? Acesse REVISTA GESTÃO ESCOLAR.

Obs: os textos aqui divulgados não são de minha autoria.

About these ads

2 thoughts on “Planejamento Escolar 2012

  1. Parabéns pelo seu blog!É de profissionais assim que precisamos.

Os comentários estão desativados.