1 – DEIXE DE LADO A BUROCRACIA.
Faça planos de aulas que sejam úteis e que sejam fáceis de mexer. (Ele direcionará o seu trabalho)
2 – CONHEÇA BEM O SEU ALUNO.
Pergunte-se sempre: “O que meu aluno deve e pode aprender?”, planeje a aula de forma fácil e objetiva.(utilize o Currículo implementado pela escola)
3 – FAÇA UM PLANO DE AULA PARA CADA TURMA.
O planejamento deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma. (lembre-se da heterogeneidade das turmas e dos alunos)
4 – ESTUDE PARA ENSINAR BEM.
Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe, porém é preciso, também, saber como ensinar. (transposição didática)
5 – COLOQUE-SE NO LUGAR DO ALUNO.
Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno.(Tenha empatia)
6 – DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE.
Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos. ( Conheça bem seus alunos)
7 – PESQUISE EM VÁRIAS FONTES.
Toda aula requer material de apoio. Busque informações em livros, em revistas, na Internet e etc. ( Caso seja preciso, peça ajuda ao Pc, ou a um colega)
8 – USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO.
Métodos como: aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas são excelentes aliados! (Acompanhe o desempenho de todos os alunos e observe sempre como eles aprendem melhor)
9 – CONVERSE, PEÇA AJUDA E LEIA SEMPRE- Têm excelentes livros de formação nas escolas.
Converse com os colegas! Aproveite as reuniões! (Estude sempre, não há formação que sirva par a vida toda, é preciso acompanhar o tempo, perceber as necessidades e mudanças)
10 – REGISTRE TUDO.
Compre um caderno e anote, no fim do dia, tudo o que você fez em classe. Esta é uma forma de você analisar o que está ou não dando certo em seu trabalho! Avalie para incluir o aluno e não para excluí-lo, registre o seu desempenho.
Para ser um bom professor é preciso trabalhar muito e sempre, antes da aula, durante a aula e após a aula.
Boa sorte!
Profª Leila Kanada